Ventos do Oriente

Fragmentos de Viagem - Ventos do Oriente

O projeto Fragmentos de Viagem, com a mostra Ventos do Oriente, traz fotos inéditas para o público que poderá apreciar um trabalho sob um olhar explorador, inquieto por descobrir e desvendar novos sentimentos através da fotografia.

A exposição perpassa pela relação: fé, trabalho e cultura, expondo uma profunda conexão existente entre a forma como as pessoas se dedicam ao trabalho e a maneira como se entregam à sua fé em suas crenças religiosas, de acordo com suas culturas locais. Ou através do trabalho, em um ato de devoção, um caminho à realização pessoal, e a ascensão espiritual.

Algumas imagens capturam a intensa concentração de um trabalhador em sua tarefa. Enquanto outras, retratam a beleza serena da devoção religiosa. Algumas mostram trabalhadores que encontram significado em seu ofício através da conexão com a espiritualidade. Enquanto outras, ilustram como a religião é capaz de motivar indivíduos a alcançar objetivos maiores em seu trabalho. Uma dualidade que se complementa em uma perfeita sintonia do cotidiano das localidades retratadas.

Apesar de ter exibido unicamente esse projeto em 2009, no espaço Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, em sua primeira exposição solo, nesta mostra Rodrigo traz uma nova abordagem do que foi exposto anteriormente, em um aprofundamento do estudo das culturas do Oriente. Mais precisamente da Índia e de Myanmar, entre os anos de 2011 à 2013, os quais esteve diversas vezes, por várias semanas, focado em retratar o indivíduo inserido em sua cultura local.

A exposição apresenta como o trabalho e a devoção à religião são partes fundamentais da vida humana e como elas se interconectam de maneira sutil e profunda. Trazendo-nos a reflexão sobre sua própria relação com o trabalho e a espiritualidade. E como essas duas áreas da vida, opostas, podem se complementar na ajuda de um alcance a uma existência mais significativa.

Anterior
Anterior

Fragmentos